Segurança de Informação

A segurança da informação garante que apenas os responsáveis tenham acesso aos dados da empresa.
Segurança da Informação
Por trás do conceito de defesa de dados, está a segurança da informação. Quando aplicada, ela garante que apenas os responsáveis tenham acesso aos dados da empresa. Sem ela, qualquer troca de e-mails pode ocasionar um grande problema.
Os 6 pilares da segurança da informação são:
- Integridade: preserva os dados originais
- Confidencialidade: garante o sigilo da informação
- Disponibilidade: disponibiliza as informações apenas para quem é autorizado respeitando as regras de confiabilidade
- Autenticidade: garante as informações venham de uma fonte confiável, para isso é necessário o registro do autor da informação
- Irretratabilidade: não permite a negação de autoria de uma transação
- Conformidade: assegurar que tudo será feito dentro dos processos, leis e normas
Na era da tecnologia e informação, os dados são os maiores bens de uma empresa e devem ser protegidos a todo custo e a segurança da informação é cada vez mais essencial.
O Brasil é o 2º país que mais sofre com ataques cibernéticos e a cada 40 segundos acontece um sequestro de dados no país. Esses ataques geram muitos problemas, como prejuízo financeiro, perda de sigilo e de credibilidade.
Papéis dentro da segurança da informação
Cada ativo da empresa tem um papel específico no plano de segurança de informação. Veja quais são:
- Hardware: referente a parte física, como computadores e redes. É onde as informações são geradas, atualizadas e armazenadas.
- Softwares: a parte virtual, que deve ser a principal barreira contra os ataques. Os antivírus, firewalls e o proxy compõem a segurança.
- Colaboradores: são as pessoas que irão criar, manipular e extrair os dados. Eles devem estar cientes das normas de segurança, pois poderão comprometer toda a integridade da rede.
